Portal Brasil  
Página Inicial
Planos de Ação
Equipe
Metas e Resultados
Notícias
Cronogramas
Arquivos
Embrapa Tabuleiros Costeiros

ConservaSolo

 

Apresentação

O presente projeto tem como problema focalizado as áreas degradadas e em processo de degradação no Território da Cidadania Sertão Ocidental – Sergipe, que abrange uma área de 668 mil hectares em 19 municípios. A região do Sertão Ocidental apresenta-se como a maior produtora de grãos do estado, sendo responsável pela produção de aproximadamente 49% do feijão e 66% do milho.
No atual cenário dos solos agrícolas no território, os fatores relacionados ao uso, ocupação e manejo inadequado podem estar desencadeando processos de degradação (desestruturação, erosão acelerada e compactação) e conduzindo à perda da camada superficial dos solos agrícolas, processos já observados in locu nesta região.
De forma a se antecipar e conter os processos de degradação do solo, práticas conservacionistas de produção precisam ser consolidadas, construindo, aprimorando e disseminando as técnicas com os principais atores que atuam e produzem no Território. Vale destacar que o estabelecimento de sistemas agrícolas de sucesso pode minimizar ou anular a degradação em curto prazo e apoiar a recuperação de áreas degradadas (RAD) em médio e longo prazo.
Devido à importância agrícola no cenário estadual, representantes do Colegiado do Território da Cidadania Sertão Ocidental, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e pesquisadores do CPATC vêm destacando uma crescente preocupação com a degradação dos solos agrícolas nesse Território.
Entende-se que a superação deste desafio pode ter como base o uso de sistemas conservacionistas associados aos métodos de RAD, buscando o desenvolvimento rural sustentável (DRS), por meio da manutenção ou aumento da produtividade e da ordenação do uso do solo. Assim, tem-se como premissa assertiva que o conhecimento semidetalhado das áreas degradadas e dos fatores de degradação, bem como o estabelecimento da participação dos atores envolvidos, pode facilitar a mudança desse cenário perante a adequada conservação e manejo do solo no Território.
Para alcançar o objetivo geral, que é “Estabelecer uma experimentação participativa para a conservação e o manejo do solo e a recuperação de áreas degradadas na região do Território da Cidadania Sertão Ocidental do Estado de Sergipe”, durante o desenvolvimento do projeto serão executados quatro planos de ações: Plano Gerencial, Diagnóstico Semidetalhado, Experimentação Participativa e Divulgação dos Resultados.