Portal Brasil  
 
Página Inicial
Projetos
Plano de ação
Equipe
Notícias
Eventos
Publicações
Links úteis
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Bijupira

Rede de Piscicultura Marinha busca tecnologias para criação do bijupirá no Brasil

Desenvolver tecnologias para a criação sustentável do bijupirá, também conhecido como cação de escamas, nos mares brasileiros. Este é o principal objetivo da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Piscicultura Marinha – Repimar com o projeto “Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a criação do bijupirá no Brasil”. Constituído em 2007, o grupo de pesquisadores vem atuando em conjunto para gerar conhecimento e tecnologias para desenvolver a piscicultura nos mais de 8 mil quilômetros da costa brasileira. Atualmente, a Repimar conta com dezenas de pesquisadores de vários institutos de pesquisa e universidades do Brasil e outros países.

O projeto


Apesar de estar sendo cultivado comercialmente em outros países há aproximadamente uma década, o bijupirá, de nome científico Rachycentron canadum, ainda não foi objeto de estudos científicos em nosso país. Por isso, a sua metodologia de cultivo ainda não foi estabelecida com bases científicas.
Aprovado no final de 2009 dentro do Macroprograma 2 da Embrapa, que abrange competitividade e sustentabilidade setorial, o projeto coordenado pelo pesquisador Carlos Alberto da Silva da Embrapa Tabuleiros Costeiros é composto por planos de ação (PAs) que abordarão os grandes fatores de estrangulamento do desenvolvimento da atividade. Os temas dos PAs envolvem questões de nutrição e alimentação, recursos genéticos, sanidade, manejo dos sistemas de produção e aproveitamento agroindustrial.
Duas sub-redes foram constituídas em exigência ao edital 36/2010 Piscicultura Marinha, do Ministério da Pesca e Aquicultura, via CNPq sendo aprovadas duas propostas: a sub-rede coordenada pelo prof. Ronaldo Cavalli da UFRPE, intitulada “Nutrição, Sanidade e Recursos Genéticos” e a sub-rede “Sistemas de Produção, Qualidade Ambiental e Processamento” coordenada pelo prof. Luis Sampaio da FURG.

 

 

 

 

 

Voltar